Trabalhos

Lista de Trabalhos Aprovados   -   Modelo de Banner    -    Modelo Apresentação Oral -      Instrições Modalidade Oral

LISTA DE APROVADOS COM HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO: Modalidade Oral - Modalidade Pôster

Prazo para envio de Trabalhos prorrogado até 27/05/2018 as 23:59

NORMATIZAÇÃO DOS RESUMOS DOS TRABALHOS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. Este edital é organizado pelo Centro Acadêmico José Alberto Alvarenga (C.A.J.A.A.) que realiza neste ano o I CONGRESSO REGIONAL DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA (CORAM) entre os dias 9 e 10 de junho de 2018. Poderão ser inscritos trabalhos científicos que abordem temas da área da saúde, realizados por graduandos e profissionais de Medicina;
1.2. Este edital tem como intuito incentivar a participação dos acadêmicos e profissionais da área da saúde em atividades de pesquisa e iniciação científica. Além disso, visa promover a atualização, aprimoramento técnico-científico e difusão dos conhecimentos, proporcionando discussões entre os participantes.

2. PRAZOS
A inscrição dos trabalhos para análise e seleção deverá ser feita até às 23h e 59min do dia 27 de maio de 2018, que deverão ser enviados para (cajaaunirv.com.br). Somente serão aceitos os trabalhos enviados até essa data.

3. REGULAMENTO
3.1. Podem participar do concurso SOMENTE trabalhos inéditos de autoria de acadêmicos, regularmente matriculados em curso superior, residentes, médicos ou profissionais da saúde;
3.2. Cada trabalho poderá ser inscrito somente uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida (oral ou pôster);
3.3.  Cada trabalho poderá conter no máximo 06 (seis) autores, sendo 01 (um) deles o orientador, dos quais o apresentador e 01 (um) dos coautores deverão obrigatoriamente, estar inscritos no I CORAM;
3.4. Cada autor poderá submeter no máximo 03 (três) trabalhos independentemente da posição de autoria (autor principal ou coautor);
3.5. Os autores que submeterem mais de 03 (três) trabalhos, terão os trabalhos que ultrapassarem os 03 (três) primeiros desclassificados;
3.6. Cada participante poderá estar inscrito como autor principal de apenas 01 (um) trabalho no máximo;
3.7. O autor principal deverá ser obrigatoriamente o apresentador;
3.8. É obrigatório que o orientador do trabalho possua vínculo acadêmico com alguma Instituição de Ensino Superior;
3.9. Os trabalhos poderão ser submetidos somente quando um dos autores já estiver devidamente inscrito no Congresso, inclusive com o pagamento já efetuado;
3.10. Não será possível fazer NENHUMA alteração posterior à submissão do trabalho, inclusive no conteúdo do resumo e no cadastramento dos autores;
3.11. O conteúdo científico e ético dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, ao declarar que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais;
3.12. Não haverá devolução do valor da inscrição do evento para os inscritos cujos trabalhos científicos não foram selecionados para a apresentação.

4. NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO TRABALHO
4.1 O trabalho deverá ser redigido em português do Brasil, segundo as normas gramaticais e ortográficas vigentes e as regras determinadas por este edital;
4.2. FORMATAÇÃO
• Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas, folha A4, em área com margens de 2,5 cm (superior, inferior, esquerda e direita), começando na primeira linha, sem recuo;
• A digitação do texto deverá ser contínua, em parágrafo único, justificado;
• Não deve conter gráficos, tabelas ou qualquer ilustração;
• Não deve iniciar sentenças com numerais;
• O texto completo deverá possuir no MÁXIMO 2.500 caracteres (incluindo espaços, as palavras “Introdução”, “Objetivos”, “Metodologia”, “Resultados”, “Relato de Caso/ de Experiência”, “Discussão” e “Conclusão”);
4.3. O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente por extenso no texto do resumo;
4.4. Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do Congresso e deverão ser publicados exatamente na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação.

5. SOBRE O CONTEÚDO DO TRABALHO
• TÍTULO: Em letras maiúsculas; espaço simples; máximo de 250 caracteres, incluindo espaços. Não escrever a palavra “Título” no início do parágrafo;
• AUTORES: O nome dos autores deve ser ordenado da seguinte forma: iniciar pelo último sobrenome do autor principal, seguido das iniciais do restante do nome (letras maiúsculas). Idem para os demais autores. Os nomes devem estar em itálico e separados por ponto-e-vírgula. O nome do autor-orientador deve ser o último citado. Exemplo: PARANHOS, R.S.¹; COSTA, S.²; SOUZA E.F.³. Deve haver uma linha de separação entre o título e os autores;
• INSTITUIÇÃO: Instituição onde estudam e/ou trabalham os autores. Na seguinte ordem: Instituição, Cidade, UF e país. Exemplo: ¹ Universidade de Rio Verde – Campus Aparecida (UniRV), Aparecida de Goiânia-GO, Brasil. Não escrever a palavra “Instituição” no início do parágrafo. Separado por uma linha dos autores;
• E-mail: O endereço de e-mail do autor principal para contato deve ser indicado. Segue logo abaixo da instituição;
• TEXTO: Depois de E-mail salta-se uma linha e inicia-se o corpo do texto. Artigos Científicos deverão conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão. Relatos de Caso e Relatos de Experiência deverão conter: Introdução, Objetivos, Relato do caso/de Experiência, Discussão e Conclusão, destacados em letras maiúsculas seguidos de dois pontos. Exemplo: “INTRODUÇÃO:” e “OBJETIVOS:”;
• REFERÊNCIAS: Separado por uma linha do corpo do texto. As citações e referências bibliográficas deverão obedecer às normas atuais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

6. DA SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
6.1. SOBRE A SELEÇÃO DOS TRABALHOS
6.1.1. O processo de seleção será realizado exclusivamente pela Comissão Avaliadora formada por professores da área da Saúde que se destacam em seus campos de trabalho e pesquisa;
6.1.2. Serão desclassificados do Congresso os trabalhos que não obedecerem às normas gramaticais, não estiverem dentro dos padrões de Metodologia Científica ou não seguirem às regras deste edital;
6.1.3. A Comissão selecionará os trabalhos nas seguintes categorias científicas:
 Ética médica;
 Educação Médica;
 Saúde do Médico e Estudante;
 Saúde Coletiva;
 Saúde Mental;
 Clínica Cirúrgica;
 Ginecologia e Obstetrícia;
 Clínica Médica;
 Pediatria;
 Medicina do Esporte;
 Medicina e Estética;
 Imunologia e Patologia;
 Biologia Celular e Molecular;
 Urgência e Emergência.
6.1.4.  Serão aprovados no máximo 10 (dez) resumos para apresentação oral e 50 (cinquenta) para pôster;
6.1.5. Os trabalhos selecionados serão divulgados através do site oficial do CAJAA até o dia 1º de junho de 2018;
6.1.6. Todos os trabalhos selecionados devem ser apresentados no I CORAM pelo respectivo autor indicado no momento da inscrição, em dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.
6.2. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
6.2.1. Os autores dos trabalhos serão comunicados no site (cajaaunirv.com.br) quanto à data e local da apresentação, bem como de exposição do pôster, até o dia 8 de junho de 2018. Porém, os espaços para apresentações estão sujeitos a alterações, cabendo ao responsável pelo trabalho certificar-se do local. As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento prévio da Comissão de Temas Livres.

7. APRESENTAÇÃO ORAL
7.1. O material para apresentação deverá ser montado de acordo com o modelo que será enviado no e-mail dos autores com os resumos aprovados para esta categoria a partir do dia 02 de junho de 2018;
7.2. As apresentações deverão ser salvas e enviadas em Power Point 97 – 2016 (*.ppt) e em formato PDF, sem senha;
7.3.  A cronometragem da apresentação é de responsabilidade da Comissão Organizadora, que observará o limite de tempo de 7 (sete) minutos para apresentação e 3 (três) minutos para discussão.
7.4. A ordem das apresentações será avisada previamente no site cajaaunirv.com.br.

8. APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
8.1. O pôster deve ser impresso 120 x 90 cm (altura x largura). Caso o pôster seja impresso em dimensões diferentes das estabelecidas, o trabalho será automaticamente desclassificado. Além disso, os pôsteres deverão ser confeccionados em forma de banner (Plotter). Não poderá ser utilizado outro material para fixação dos pôsteres no dia da apresentação, que não o fornecido pela Comissão Organizadora;
8.2. O pôster deverá ser montado de acordo com o modelo que será enviado ao e-mail dos autores dos resumos aprovados;
8.3. Ademais, recomenda-se boa apresentação gráfica, com texto, ilustrações, gráficos e tabelas (se houver). As letras de “títulos” do pôster devem ter ao menos 02 (dois) cm de altura (Tamanho da Fonte 32). Na parte superior do pôster, deverão constar o título do trabalho (igual ao do resumo aceito), nome dos autores e a instituição (com cidade e estado de origem). Não escrever “Título”, “Nome dos autores” nem “Instituição” no início do parágrafo;
8.4. O nome dos autores deve ser ordenado da seguinte forma: iniciar pelo último sobrenome do autor principal, seguido das iniciais do restante do nome (letras maiúsculas). Idem para os demais autores. Os nomes devem estar separados por ponto-e-vírgula. O nome do apresentador deverá estar sublinhado. O nome do autor orientador deve ser o último citado. Exemplo: PARANHOS, R.S.¹; COSTA, S.²; SOUZA E.F.³;
8.5. Instituição onde estudam e/ou trabalham os autores. Inserir estado, cidade e país de proveniência da instituição. Exemplo: ¹Universidade de Rio Verde – Campus Aparecida (UniRV), Aparecida de Goiânia-GO, Brasil. Não escrever a palavra “Instituição” no início do parágrafo. Separado por uma linha dos autores;
8.6. O limite de tempo para a apresentação de pôster será de 5 minutos, sendo 3 minutos para a apresentação do pôster e 2 minutos para a discussão do trabalho;
8.7. Caso no momento da visita da Comissão Avaliadora aos pôsteres o expositor não esteja presente, seu trabalho será automaticamente desclassificado;
8.8. Os banners deverão ser entregues para os organizadores no dia 09 de junho de 2018, no horário das 7h30 às 10h. A retirada dos painéis após a apresentação é delegada aos seus respectivos apresentadores, de acordo com a instrução da organização;
8.9. Serão permitidas propagandas de patrocinadores (clínicas, empresas, instituições, etc.) apenas no rodapé dos pôsteres, visto que citações ao longo do trabalho serão critérios de desclassificação.

9. DA AVALIAÇÃO
9.1. A Comissão Avaliadora dos trabalhos orais e pôsteres será composta por docentes da área da saúde capacitados. Os critérios a serem considerados para a avaliação dos trabalhos consistem de:
• Originalidade;
• Clareza e pertinência dos objetivos e coerência com a metodologia;
• Descrição dos métodos/procedimentos e análise estatística adequados ao delineamento;
• Adequação do texto, apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;
• Importância para o avanço do conhecimento ou impacto dos resultados;
• Tempo de apresentação.
9.2.  No caso de notas idênticas, o desempate será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:
• Maior nota no trabalho escrito;
• Maior nota no quesito “Descrição”;
• Maior nota no quesito “Clareza, pertinência e coerência”.
9.3. A Comissão Avaliadora é soberana, não havendo possibilidade de mudanças nos resultados. Os trabalhos inscritos que tiverem a participação dos integrantes da Comissão de Temas Livres não poderão participar da premiação;
9.4. No dia 10 de junho de 2018, será realizada a premiação das três melhores apresentações orais e das três melhores apresentações de pôsteres.

10. CERTIFICADOS
10.1. Será emitido APENAS  01 (um) certificado por trabalho aprovado, no nome do autor principal, constando também os nomes dos demais autores, o título do trabalho e a forma de apresentação;
10.2. Os certificados de todos os trabalhos apresentados serão disponibilizados no site oficial do CAJAA.
11. PREMIAÇÕES
Será emitido um certificado de honra ao mérito pela classificação de melhor trabalho do evento.
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar este edital no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.