Programação

ASSISTENCIA AO PARTO
   A TOP TREINAMENTO trás para você o conhecimento dos procedimentos para a avaliação e assistência à gestante e ao RN em caso de parto inesperado. Neste treinamento não discutiremos aprofundadamente os aspectos anatômicos ou fisiológicos das estruturas maternas e fetais.
OBJETIVOS
• realizar a prática do parto normal e natural dentro de uma abordagem humanizada, em sintonia com as propostas do Ministério da Saúde;
• assistir à gestante, parturiente e puérpera monitorizando o feto, o parto e posteriormente o recém-nascido nas primeiras horas de vida;
• identificar riscos obstétricos e perinatais precocemente;
• desenvolver trabalho educativo, preventivo e assistencial em programas de atenção à mulher;
• analisar criticamente a situação atual da assistência à mulher e à família.
• assistir à mulher em seu período reprodutivo.
• Oportunidade de participar de aulas práticas.
Nosso propósito é preparar os enfermeiros que queiram se preparar para atuar no acompanhamento da gestante, da parturiente, da puérpera e do recém-nascido, bem como nos programas de atenção à saúde da mulher.

Instrutor Diego Vieira Mattos
Cursando Doutorado em Psicologia pela PUC Goiás; Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC Goiás (2012); Especialização em Enfermagem Obstétrica (2013); Licenciatura Plena pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (2005); Graduação em Enfermagem pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (2005) - Petrópolis/RJ; Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-GO); Presidente da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU/MNC); Vice Coordenador do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Maternidade Nascer Cidadão (MNC e PUC); Atualmente atende a Partos Domiciliares em Goiânia e é Coordenador da Equipe Renascer Parto Humanizado.È Enfermeiro Obstetra na Maternidade Nascer Cidadão em Goiânia - Go e Supervisor de Estágio da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO - GO), na área Obstétrica e Neonatal; Professor visitante do Curso de Pós-Graduação do Incursos, IBEED, UNIFAN e PUC Goiás. Membro do Comitê de Mortalidade Materna do estado de Goiás; Possui prática na atenção ao Parto de Baixo Risco, Técnicas não farmacológicas de alívio da dor, Assistência de Enfermagem Neonatal. Linha de pesquisa voltada para o Parto Domiciliar Planejado e hospitalar com vários artigos publicados.