Trabalhos Científicos
Normas de Resumos | Modelo E-Poster
Instruções para Preparação de Resumos
• O resumo deve ser escrito e apresentado em Português ou Inglês.
• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado;
• O texto do resumo não deve exceder 2.000 caracteres com espaços, limite de 250 caracteres para o título;
• O texto do resumo deve ser estruturado e dividido em seções com os títulos: Introdução, Objetivo(s), Método(s), Resultado(s) e Conclusão(ões). Resumos sem resultados claramente descritos (p. ex: "Os resultados serão discutidos" ou "Os dados serão apresentados") ou estruturados de forma incorreta não serão aceitos.
• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionados no corpo do texto.
• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido;
• Referências, agradecimentos e ajuda financeira não são obrigatórios e se inclusos devem ser computados como Corpo do Resumo e deverão vir ao final do resumo.
• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
Formato de Submissão do Resumo
· O texto encaminhado deve estar no formato a seguir, indispensável para a publicação no caderno de resumo do evento.
· Título em fonte ARIAL, em corpo 12, negrito, caixa alta, centralizado, com espaçamento simples entre linhas, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras);
· Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota de rodapé o(s) vínculo institucional, e-mail e o eixo temático ao qual o trabalho está sendo submetido.
· Resumo, dois espaços abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), em fonte Arial, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 200 e máximo de 300 palavras, redigido em parágrafo único.
· Palavras-chave: um espaço abaixo do resumo, mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) em fonte ARIAL em corpo 12, separadas e finalizadas por ponto.
Áreas Temáticas
Para fins de análise e programação, os resumos serão divididos em áreas temáticas. Indique a área temática a qual seu resumo pertence. A Comissão Científica tentará respeitar a opção dos autores, contudo se reserva o direito de alterar a alocação com a finalidade de atingir uma programação científica bem equilibrada.
· Ciências da Saúde e suas subáreas;
· Ciências agrárias e suas subáreas;
· Ciências sociais e suas subáreas.
Apresentações Orais
Orientações de Apresentação das Comunicações Orais
Solicita-se aos autores das comunicações orais que tenham em mente, sobre o planejamento e preparação das respectivas apresentações, as seguintes orientações:
1. O tempo máximo atribuído à apresentação de cada comunicação oral é de 10 minutos ± 2, concluído o tempo estipulado será dada como terminada a apresentação;
2. A coordenação da apresentação e discussão das comunicações orais será assegurada por um mediador, a indicar pela comissão organizadora do congresso;
3. A discussão será processada no final da apresentação de todas as comunicações orais;
4. O tempo total atribuído à discussão das comunicações orais, será de 5 minutos;
5. É solicitada a presença do autor da comunicação oral, no local da apresentação da mesma, 15 minutos antes da hora marcada, sob pena de não lhe ser dada a possibilidade de poder apresentar seu tema.
Apresentações em Pôster
Orientações de Apresentação da Modalidade Pôster
MEDIDAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA.
1) Os pôsteres deverão ser alojados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento, na sexta-feira (22/11/2019) até as 19h.
2) O número do painel está disponível em sua área restrita no campo “Apresentação”. Este número é muito importante pois a partir dele é que você saberá onde afixar o seu pôster no local do evento.
3) A Comissão Científica designará a Comissão Julgadora que visitará os trabalhos expostos, sendo necessária a presença de um dos autores no horário estipulado para a apresentação.
Obs.: TEMPO PARA APRESENTAÇÃO: 5 minutos.
Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam arguidos sobre o seu trabalho. No impedimento do apresentador qualquer um dos autores poderá substituí-lo.
Informações Importantes
· O prazo para a submissão dos resumos é: 18/11/2019
· Pelo menos um dos autores deve estar em dia com o pagamento da inscrição para efetuar a submissão do resumo.
· Cada autor só poderá ser apresentador de no máximo 02 trabalhos.
Obs.: O congressista que está enviando o trabalho acessa o sistema através de seu login e senha. Ao se logar ele terá um formulário padrão para submissão do trabalho, neste haverá os campos para definir o autor principal e o apresentador do trabalho, que não necessariamente precisa ser quem está enviando o trabalho.
· Poderão ser incluídos até 10 autores para cada resumo, sendo 01 autor principal e 09 coautores.
· O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor
· A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Caso não seja possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.
· Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
· Será emitido, via eletrônica, apenas 01 certificado por trabalho apresentado.
· Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio dos trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
· O autor principal poderá optar sobre a forma de apresentação do trabalho (oral, pôster, ou sem preferência); entretanto, à Comissão Científica é reservado o direito de alterar esta escolha.
· Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos.
· A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, e não será revista. Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos para a apresentação no congresso serão informados sobre a forma de apresentação.
· Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Animais.
Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a "Pesquisa de Satisfação".