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As abordagens de pesquisa qualitativa que aplicam métodos oriundos das ciências sociais, em geral são construídos por desenhos de estudo orientados em uma lógica teórica, sem necessariamente, focar sua aplicabilidade prática. Como consequência, os resultados que emergem de estudos qualitativos convencionais podem não parecer relevantes para o público profissional ou político, e aplicáveis à prática clínica, criando barreiras para a tradução do conhecimento. A descrição interpretativa foi projetada para retirar as melhores técnicas da metodologia qualitativa, em Ciências Sociais, e aplicá-las para o desenvolvimento de estudos, que reflitam a lógica do processo de pesquisa e o tipo de conhecimento necessário para aqueles que promovem e planejam o cuidado em saúde, no mundo atual em crescimento. Nesta oficina vamos discutir as origens filosóficas e teóricas da descrição Interpretativa, considerando o seu alinhamento com os processos de conhecimento disciplinar da Enfermagem, e considerar as implicações dessa forma de pensar, para uma ampla variedade de situações e para aplicação de resultados de estudos qualitativos. Ao longo do dia, os participantes chegarão a uma compreensão ampliada de como desenvolver um delineamento de estudo qualitativo de modo a otimizar o seu potencial para geração de conhecimento útil para a Enfermagem e Saúde. Serão apresentados alguns recursos úteis para o planejamento de projetos atuais e futuros, independentemente dos métodos que usarão. Os participantes também ganharão a confiança na relevância da aplicação da sensibilidade disciplinar da Enfermagem para conduzir estudos qualitativos rigorosos, lógicos e significativos e para a geração de resultados que realmente façam a diferença.

Sally Thorne, RN, PhD, FAAN, FCAHS, DSc(Hon) é Professora titular na Escola de Enfermagem e Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas na Universidade de British Columbia, Vancouver, Canada. É reconhecida por sua liderança internacional e envolvimento ativo, no desenvolvimento de educação e pesquisa em enfermagem e saúde, em nível nacional e internacional. A pesquisadora mantém um rosbusto programa de pesquisa envolvendo temáticas relacionadas ao gerenciamento das enfermidades crônicas, em especial, o cancer. Além disso desenvolve estudos no campo da filosofia da ciêcia, incluindo a base epistemológica para o desenvolvimento do conhecimento disciplinar, nos campos da saúde e a natureza das evidências nas reivindicações da complexa área das políticas de saúde. Ela é autora de uma vasta produção científica com destaque para o livro Interpretive Description: Qualitative Research for Applied Practice, que está em sua segunda edição e foi publicado pela Editora Routledge em 2016. Ela também é um membro do Conselho Editorial do periódico Qualitative Health Research (Sage) e atua como Editor-Chefe do periódico Nursing Inquiry (Wiley). Link para as informações detalhadas da Professora Sally Thorne, incluindo suas publicações e outros. http://www.nursing.ubc.ca/faculty/biopage.aspx?c=51.2249938994628

 

Referências:
1. Thorne, S. (2014). Applied interpretive approaches. In P. Leavy (Ed.), The Oxford handbook of qualitative research  (pp. 99-115. New York: Oxford University Press. [Online version DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199811755.013.002].
2. Thorne, S., Stephens, J. & Truant, T. (2016). Building qualitative study design using nursing's disciplinary epistemology.  Journal of Advanced Nursing, 72(2), 451-460.

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