Trabalhos

Edital de Trabalhos - Abrasquim 2018

Apresentações Orais Curtas - Apresentações Orais

Detalhes a serem observados no momento da apresentação:

Template Abrasquim

1. Regras para submissão de resumos
O 1º Encontro Goiano de Saúde Coletiva – Abrasquim receberá resumos de trabalhos até o dia 21 de maio de 2018, às 23h59min (horário de Brasília). Os resumos deverão ser submetidos pela internet, por meio do site do evento.

Categorias
Relato de Pesquisa
Relato de Experiência em Saúde Coletiva

Modalidades de apresentação
Há duas modalidades de apresentação:
• Comunicação Oral
• Comunicação Oral Curta

Limite de resumos por participante
Cada participante poderá submeter até dois resumos vinculados à sua inscrição (como primeiro autor). Não há limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.

Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição
Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 8 de junho de 2018.
Se o autor responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no evento até a data citada acima, a responsabilidade pelo trabalho poderá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição já paga, sob a condição de envio de um e-mail para [email protected] até o dia 8 de junho de 2018, comunicando a troca.

2. Categorias
2.1. Resumo de Relato de Pesquisa
Relatos de Pesquisas são trabalhos originais que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados criticamente em cotejo com a literatura.
- Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 150 caracteres, considerando os espaços.
- Título resumido: Deve conter no máximo 50 caracteres.
- Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 08 (oito) autores.
- Endereço eletrônico do autor principal.
- Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Deve conter a seguinte composição: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão. Tamanho máximo 250 palavras.

Observação:
Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídas devido à limitação de espaço.

Tema: Selecionar de acordo com a listagem publicada abaixo.
Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o endereço eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
Modalidade preferencial de apresentação: escolher uma das duas opções:
a) Comunicação Oral
b) Comunicação Oral Curta
Observações:
O critério de decisão final da modalidade de apresentação dos trabalhos aprovados será dado pela comissão avaliadora e comunicado por email.
A descrição das modalidades de apresentação está descrita no final do edital.

Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

2.2. Resumo de Relato de Experiência em Saúde Coletiva
Nos resumos de Relato de Experiência em Saúde Coletiva, o(s) autor(es) deve(m) relatar o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução (incluindo período de realização, local e sujeitos envolvidos, técnicas adotadas), análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições para a Saúde Coletiva.
Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas ou estão em curso. Essa categoria não se destina, portanto, à apresentação de resultados de pesquisas científicas.
- Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 150 caracteres, considerando os espaços.
- Título resumido: Deve conter no máximo 50 caracteres.
- Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 8 (oito) autores.
- Endereço eletrônico do autor principal.
- Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Deve conter a seguinte composição: Introdução (objeto da experiência), Objetivos, Metodologia, Resultados, Análise Crítica e Conclusão. Tamanho máximo 250 palavras.

Observações:
Indicar o período de realização, considerando que não serão aceitas experiências concluídas há mais de três anos.
Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídas devido à limitação de espaço.

Tema: Selecionar de acordo com a listagem publicada abaixo.
Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o endereço eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
Modalidade preferencial de apresentação: escolher uma das duas opções.
a) Comunicação Oral
b) Comunicação Oral Curta
Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

3. Temas para envio de resumos
Agravos e Doenças Crônicas
Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva
Ambiente e Saúde
Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
Comunicação e Saúde
Direitos, Justiça e Saúde
Doenças Transmissíveis
Educação e Formação em Saúde
Informação e Tecnologias da Informação em Saúde
Medicamentos e Assistência Farmacêutica
Planejamento, Gestão e Avaliação na Saúde
Políticas, Produção, Trabalho e Saúde do Trabalhador
Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas Complementares
Saúde Bucal Coletiva
Saúde de Populações Vulneráveis
Saúde e Ciclos de Vida
Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas
Vigilâncias do Campo da Saúde
Violências e Acidentes em Saúde
  
4. Conflito de interesses
O preenchimento do campo existente no formulário relativo a conflito de interesses é uma pré-condição para a submissão de resumos. A Comissão Científica se reserva ao direito de recusar resumos de trabalhos que não se adequem.
Ao se decidir se há ou não potenciais conflitos de interesse a serem declarados, devem ser considerados:
• Qualquer empresa ou organização que represente qualquer indústria farmacêutica, de tabaco e de alimentos e bebidas; fabricantes de equipamentos e de insumos; prestadores de serviços diagnósticos; corretoras, seguradoras e operadoras de planos de saúde.
• Organização sem fins lucrativos que receba recursos de qualquer empresa privada, ou que tenha eu seu núcleo gestor mais de 25% de membros empregados por (ou associados a) qualquer empresa privada; e
• Organização não governamental de interesse comercial/privado.
Potenciais conflitos incluem as seguintes possibilidades de relação entre o autor e as organizações listadas acima:
• Vínculo empregatício e outras atividades remuneradas: Qualquer vínculo empregatício, consultoria, cargos de diretoria, honorários e outras posições ou associação em qualquer nível.
• Financiamento a projetos e bolsas de pesquisa: Consultorias, bolsas e honorários de apoio à pesquisa, apoio para a participação em conferências e reuniões, ou para cobrir despesas de viagem, acomodação ou publicações. No caso de pessoas vinculadas a instituições acadêmicas, considerar também fontes de financiamento para projetos de pesquisa e outras atividades acadêmicas.
• Serviços honorários: Membro honorário da mesa diretiva ou acionista de empresa.
• Presentes e doações: Presentes, doações e outros benefícios recebidos.
• Outros interesses: Qualquer outro interesse que o autor prefira declarar para preservar a transparência, ou que possa causar comentários adversos, constrangimento ou outra dificuldade caso sejam tornados públicos por meio de terceiros.
Para assegurar a transparência sobre potenciais conflitos de interesse envolvidos no trabalho apresentado, no formulário eletrônico de submissão de resumos, o autor deverá preencher os seguintes campos:
Você tem interesses potencialmente conflitantes a declarar? 1. Sim 2. Não
Em caso afirmativo, detalhe.

5. Critérios para avaliação de resumos
Além da observância aos requisitos de resumos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:
- Adequação aos temas do congresso;
- Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente);
- Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
- Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;
- Adequação do título;
- Abordagem de produtos, resultados ou argumentos e sua contribuição ao desenvolvimento da Saúde Coletiva.

Observações:
Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.
Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.
Todos os trabalhos ao serem apreciados para a seleção poderão ter sugestões de seus autores quanto à modalidade preferencial de apresentação, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.
Oportunamente, a Comissão Organizadora comunicará aos autores a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.
O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.
Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados na Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública “Cândido Santiago” (RESAP/GO), em formato eletrônico. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.

Não haverá revisão de trabalhos avaliados e Aprovados/Rejeitados.

6. Datas e prazos importantes
Data limite para envio de resumos: 21 de maio de 2018

Divulgação do resultado da avaliação: A partir de 04 de junho de 2018

Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores: 08 de junho de 2018

7. Apresentação dos trabalhos no congresso
Os trabalhos aprovados nas duas categorias existentes (Relato de Pesquisa e Relato de Experiência em Saúde Coletiva) poderão ser apresentados em duas modalidades:

7.1. Comunicação Oral
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada, com duração de 90 minutos e seis trabalhos por sessão.
Cada trabalho terá dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.

7.2. Comunicação Oral Curta
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada, com duração de 90 minutos e quinze trabalhos por sessão.
Cada trabalho terá cinco minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.

8. Certificados e publicação nos anais
Será disponibilizado on line (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
Os certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados on line (na área restrita do autor responsável pelo trabalho), no site do congresso, em até 10 dias após o evento.
Os anais serão publicados na Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública “Cândido Santiago” (RESAP/GO), em formato eletrônico. Apenas os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso farão parte da publicação.

9. Instruções para envio
Após o prazo para envio, revisão e alteração de resumos, não será permitida mudanças no conteúdo enviado.
Há áreas de acesso restrito no site do evento. A área para preparação e envio de resumos é uma delas. Para acessá-la é necessário que o interessado esteja cadastrado no sistema de inscrição do congresso.
Para isso, deve-se preencher o formulário de inscrição disponível no site. Não é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição no momento da submissão dos trabalhos. É possível a realização do pagamento após a divulgação da avaliação dos resumos.
Após o cadastro no sistema de inscrição, serão criados um login e uma senha de acesso. Esses dados são imprescindíveis para a submissão de resumos, para o acompanhamento de sua avaliação e/ou, eventualmente, para alterar os resumos de trabalhos submetidos.